Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

UMA PIPA TÃO PIPA NO CÉU

Hora da História...
Uma Pipa tão Pipa no Céu.
(Regina Siguemoto/Martinez)
Texto adaptado.

Entrou na loja, bateu o olho e gostou de cara: era a colorida.
A pipa também gostou do menino.
Era simpático e tinha jeito de empinador de primeira.
Já em casa, o menino fez rabiola bonita, curvou... Balanceou... E colocou estirante legal.
A pipa ficou linda, mas nem ligou. Sentia um nó na garganta, como se alguma coisa fosse dar errado.
Contente, o garoto nem percebeu.
Pegou sua lata de linha, prendeu na pipa, correu para fora, esperou um vento bem grandão e...
a pipa subiu pro céu.
Foi mansa...
Mas, quando se viu solta no ar, fechou os olhos, começou a rodopiar e a gritar:
- Socorro!!! Me tirem daqui...
- Como??? - gritou o menino. - Será que esta pipa está maluca?
e, mais que depressa, trouxe a pipa de volta pro chão:
- Caramba!!! Nunca vi uma pipa assim! O que aconteceu?
- Eu... eu tenho um probleminha! Eu... eu... eu tenho MEDO de altura...
- o quê??????????
- Desculpe. Menino, gosto de você. Mas, tente entender, tenho medo de altura!
- Tá me gozando né?
- Não, não tô não!
O menino não se conformava: onde já se viu uma pipa cpm medo? Ainda mais de altura!!! pensava ele, observando a pipa!
- Escuta querida pipa, Vamos tentar de novo? Ponho você lá no alto, solto pouca linha, e aos poucos você vai indo... indo...
- Não sei não!
- Vamos lá, não custa tentar...
E eles tentaram!
Mas, toda vez que a pipa se via no alto, era sempre a mesma confusão:
dava um tranco, rodopiava e caía no chão!
O menino já não sabia o que fazer... Então teve uma idéia!
Ma manhã seguinte levantou bem cedo e encontrou a pipa dormindo. Não pensou duas vezes!
bem quietinho foi lá e prendeu a linha na pipa e foi para fora...
Lá foi a pipa dormindo pro céu. Subiu mansinha e nem percebeu. Mas quando acordou!
- Ai, minha mãe! Como vim parar aqui!??? Isso é coisa desse menino maluco!
Então fechou os olhos e pensou: " Se eu ficar quietnha, acho que nada acontece!"
De repente uma brisa leve e suave fez a pipa abrir os olhos...
E viu uma linda paisagem de ponta-cabeça.
Eram montanhas que cercavam a cidade.
Eram os passarinhos em busca de alimentos.
Eram as crianças acordando e abraçando mais um dia.
Espantada com tanta beleza, a pipa parou de rodopiar e começou a dançar no céu!
- Não tenho mais medo não!!!
E, quando o menino deu por si... estava rodeado de garotos que achavam sua pipa a mais linda de todas! A mais linda pipa que havia cortado o céu...

1 comentários:

Patrícia disse...

Me chamo Patrícia e amo essa história, quando estudava na escola Tarcila do Amaral no bairro do Jaqueline,tinha uma professora de literatura fantástica,nós dias de irmos para biblioteca era uma aula de imaginação que ia além da fantasia.Se não me engano isso foi quando tinha uns 5 anos,hoje tenho 33 e sinto muito as escolas não terem bibliotecária como aquela professora.
Houve um projeto na escola naquela época e os pais compraram esse livro para as crianças e pra nossa surpresa foi a própria Regina Siguemoto que leu a história para gente,foi a melhor leitura que tivemos e ela ainda assinou todos os livros.Hoje depois de anos tive o prazer de ler para meus filhos e foi de verdade uma viagem no tempo. Por mais escola que valorizam a leitura teatral como a da minha época.

Postar um comentário